Tríduo de Natal Jovem

Data de postagem: 02/12/2011 21:39:25

“Oh, vem, Senhor, não tardes mais.

Vem saciar nossa sede de paz.”

O Advento é tempo de espera, espera do novo. É tempo de alegria, é a vinda de Deus menino entre nós que se aproxima! É chegada. Jesus vem, vem armar a sua tenda entre nós, é o “Deus conosco” que vem visitar a nós, o seu povo!

É necessário, portanto “preparar os caminhos do Senhor”, pois Ele vem nos visitar! Ele está chegando, o nosso libertador está a caminho! E preparar este caminho a partir das nossas próprias vidas, renovando desde já todas as nossas esperanças, pois Cristo é a nossa esperança (I Tm 1, 1); colocando-nos em constante atitude de conversão interior, mudança de vida e seguindo seus ensinamentos em atitude de constate vigilância e atenção aos acontecimentos onde Ele se revela, pois: “seus sinais se manifestam quando nos colocamos a caminho, perseguindo sonhos e assumindo as lutas concretas dos pobres e de todos os que com eles se fazem solidários, contra todas as violências de Herodes de ontem e de hoje”.

Assim fizeram os três Reis Magos Belchior, Baltazar e Gaspar que ao verem a estrela no Oriente foram a procura do Menino Deus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt. 2, 10). E foram guiados no longo caminho que percorreram para encontrar Jesus por esta mesma estrela, que devia ser muito iluminada a ponto de os preceder durante todo o percurso.“As estrelas são todas iluminadas... Não será para que cada um de nós possa, um dia, encontrar a sua?” (O Pequeno Príncipe).

Devemos percorrer também o nosso caminho. Vamos também nós até Belém, deixemo-nos ser conduzidos por esta estrela. “E, se em lugar de um Deus glorioso, encontrarmos a fragilidade de uma criança, não duvidemos de ter errado o caminho. O rosto amedrontado dos oprimidos, a solidão das pessoas entristecidas, a amargura dos pobres da Terra são os lugares onde Ele continua a viver na clandestinidade. É nosso dever procurá-lo. Colocamo-nos, sem medo, a caminho, semeadores e semeadoras de esperança.”

Segue o Tríduo do Natal Jovem que o GT Mística e Construção do Regional Sul I, com muito carinho, amor e cuidado organizou para nos ajudar na preparação deste tempo de Advento. Um convite para vivenciarmos com nossos grupos esta mística tão rica e profunda do caminho de Belém: Como os Reis Magos, ir ao encontro do Menino Deus, de Jesus que caminha conosco; celebrar nossa fé, renovar nossa esperança e compromisso na construção do Reino e continuar vivendo a nossa utopia da “Civilização do amor” e guiados pela estrela, a estrela de Belém, que nos conduz até o sonho de Deus de “Um novo Céu e uma Nova Terra” para todos os seus filhos e filhas.

Elaine Cristiana de Lima

PJ - Região Santana

GT - Mistica e Construção PJ Regional Sul1