Assembleia de Leigos em Araras - SUL I

Data de postagem: 25/02/2011 14:39:37

As comissões regionais de Comunicação, Formação e Fé e Política foram reconstituídas e concluirão o mandato até 2012 quando da eleição de uma nova presidência e o início das comemorações do 25 anos do CNLB no Estado de São Paulo.Para a Assembléia Nacional do CNLB a realizar-se na festa de Corpus Christi em Belo Horizonte (MG) a Arquidiocese de São Paulo será representada pela jovem leiga Cristina (CLERB). E os jovens Kamila, Paulo e Ettore foram indicados pelo SPI a comissão estadual de Juventude do CNLB. Nelson Teixeira (leigo Saletino)

Os Representantes do Conselho Leigos da Região Espicopal Santana – CLRES, Luis (CLASP) Bete (Secretaria do CLERS), Nelson (leigo Saletino) Inês (CLRES) Kamila (PJ) participaram como delegados na Assembléia da CNLB- SUL 1. Entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2011, em Araras SP, com a presença de lideranças leigas de todas as dioceses do Estado de São Paulo.

A assembléia teve como prioridade a formação, o planejamento e articulação dos leigos e leigas nos organismos de missão e vocação laical.

As prioridades levantadas foram: - a Assembléia dos leigos não se basta em si, é preciso desencadear processos;

- com relação à conjuntura social e eclesial é preciso olhar bem o momento histórico e suas transformações;

- a formação é destaque, deve estar articulada com os demais pilares: organização, espiritualidade e presença na sociedade;

- assumir a Juventude como prioridade, como protagonistas e co-autores do processo e do novo;

- aprimorar nossos planejamentos, planejar estrategicamente a curto, médio e longo prazo;

- dar maior visibilidade ao CNLB e os conselhos diocesanos, promover a aproximação com todo o laicato;

- reforçar continuamente a tomada de consciência da vocação laical;

- priorizar a vocação laical dentro de um serviço de animação vocacional específico para os leigos e a juventude;

Concluindo, o Conselho de Leigos e ou os grupos de articulação do laicato foram convidados a refletir a partir de sua realidade as seguintes dimensões:

* a dimensão da sobrevivência (minorias abrâamicas);

* a dimensão da convivência (celebrar a vida);

* a dimensão da revivência (fazer memória);

E conforme anunciado por Dom Milton Kenan... E MUITA OUSADIA... Para levar a boa nova de Jesus Cristo a todos os cantos, com muita força, fé, amor-caridade e de "esperança em esperança".

A representação do CLASP se destacou com a presença de 30 leigos e leigas, sendo aproximadamente 40% dos participantes da Assembléia. Destes 07 eram jovens que atuam na PJ e nos conselhos de leigos.