Reunião da Coordenação Regional da PJ do Regional Sul 1

Data de postagem: 19/05/2011 19:43:00

“Sejam juventude vivam a juventude contaminem a juventude,

a família, a igreja, a sociedade. Não cedam ao desencanto, não caduquem..”

(Dom Pedro Casaldáliga)

Este final de semana está repleto de sonhos, luzes, partilhas e construções, onde a Coordenação da Pastoral da Juventude do Regional Sul 1 se encontra reunida nas terras do Sub Aparecida, começando na sexta a noite em São José dos Campos sendo acolhidos para um aconchegante repouso junto aos jovens da Diocese.

No sábado logo pela manhã colocamos pé na estrada rumo a Caraguatatuba para encontrarmos com Dom Altieiri, bispo referencial da juventude do regional, e sermos recebidos pelo mesmo em sua casa, com uma acolhida calorosa, afetuosa, alegre e cheia de vida.

Após um café regado de fatos, conversas e um momento de espiritualidade resgatando nossa Memória demos andamento em nossa pauta extensa, mas rica em história. Partilhamos nossas vidas, a realidade das sub regiões e também o Nacional.

O grande eixo de nossa pauta foi nossa 30ª Assembléia Regional que se aproxima, onde perpassou pela reflexão e analise da Organicidade da Pastoral a partir do olhar das Diretrizes e Orientações da PJ do Regional Sul 1, onde passamos a manhã e a tarde refletindo, iluminando e refazendo alguns pontos, como funções de papéis dentro da Coordenação para que pudéssemos encaminhar nossa Assembléia.

Na parte da tarde antes de darmos continuidade, pudemos ter a presença de Dom Altieri partilhando a vivência da 49ª Assembléia dos Bispos do Brasil, apontando desde acolhimentos, infra-estrutura, a importância da troca de experiências entre os Bispos e também nos clareou desde a construção, dos porquês e de como se deu a aceitação da nova Comissão Episcopal voltada para a Juventude, sempre com palavras de animo e força para a caminhada nos motivou e nos deu segurança de que nosso trabalho está no rumo certo, às vezes com incertezas e dúvidas mas sempre firme e em prol da vida.

Ao longo da tarde e da noite, demos continuidade a questão da Organicidade e detalhes de nossa Assembléia, passando por infra-estrutura, espiritualidade, deliberação do novo representante nacional e o grande ápice perpassou pela metodologia, sendo construída com muito cuidado e sendo rezada a partir do que queremos quanto Regional.

Depois de uma noite calma e tranqüila em terras praianas, amanhecemos no domingo pela manhã iluminados no Evangelho do dia numa celebração fraterna e simples, onde pudemos olhar para dentro de nós e ver como estamos sendo Bons Pastores para a Pastoral e em tudo para vida da Juventude.

Agora ao longo do domingo iremos conversar sobre ERADI - Encontro Regional de Assessores Diocesanos e sobre a preparação da 17ª Romaria Regional da Juventude e demais demandas do Regional. E esperançosos no caminhar que ao longo dos dias vamos construindo e marcando na história deixamos aqui um afetuoso abraço a todos/as que nos enviaram mensagens, cartas e recados de carinho ao longo do final de semana.

Coordenação Regional da Pastoral da Juventude - CRPJ

Comissão Regional de Assessores da Pastoral da Juventude - CRAPJ