Páscoa: A vida é mais forte que a morte!

Data de postagem: 25/04/2011 02:57:11

Estimados irmãos e irmãs!

Com a Quaresma, fizemos um caminho penitencial, que nos levou, por meio da oração, do jejum e da esmola, a gestos concretos de boas obras, reforçando nossa solidariedade e comunhão eclesial. A CF-2011 nos ajudou a tomar consciência mais profunda que todos devemos cuidar bem da nossa casa comum, a natureza e a Terra, superando estilos de vida e de cultura que colocam em risco o futuro da vida no nosso Planeta. Somos discípulos do Ressuscitado, que veio “para que todos tenham vida em abundância”.

A Páscoa é a vitória da vida sobre a morte. O Deus Criador é também o Deus Salvador. O homem introduziu o pecado no mundo e, assim, a desordem nas relações com o próximo e com a natureza. Mas Cristo venceu o pecado e a morte mediante a sua fidelidade e obediência a Deus; entregou sua vida pela humanidade - “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Ele cumpriu a missão recebida de Deus Pai, “que amou tanto o mundo, a ponto de lhe entregar o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Celebremos, pois, a Páscoa com alegria e nova disposição para seguir o exemplo de Cristo. Convido todos a viverem com entusiasmo o período pascal até Pentecostes, que celebra o fruto maior da redenção, o dom do Espírito Santificador dado aos homens. Seja intensa nossa alegria pascal, pois cremos no Deus da vida e da esperança e seguimos a Cristo Salvador, que venceu a morte e é “garantidor” de nossa vida futura.

Convido, sobretudo, os jovens a olharem para a vida com confiança e esperança; embora haja tantos motivos de preocupação, não esqueçamos que a humanidade pode seguir com confiança, quando está com Deus; temos a certeza de que não estamos sozinhos ou sem rumo diante dos desafios do futuro: Deus entrou na nossa História e vai conosco; Ele nos ama e nos mostra os caminhos bons; seguindo por eles, estaremos seguros. Sigamos, pois, na vida, “enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf Cl 2,7). Os jovens do mundo inteiro estão se preparando para a Jornada Mundial da Juventude, com o Papa, em Madrid, em agosto deste ano. Convido a Juventude nossas Comunidades a se preparar também para esse extraordinário encontro!

Votos de feliz e santa Páscoa para todos, com a bênção de Deus!

Card. Dom Odilo P. Scherer

Arcebispo de São Paulo