Pastoral da Juventude começa preparativos para DNJ

Data de postagem: 14/09/2010 12:53:38

Pastoral da Juventude começa preparativos para DNJ

Está sendo realizada a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, organizada pelas Pastorais da Juventude e apoiada pelo Setor Juventude da CNBB. A Campanha vem ao encontro da realidade, estatísticas e a cultura de morte, que ameaçam os jovens, principalmente nas periferias das cidades.

Os grupos de jovens das comunidades e paróquias são convidados a levantar a bandeira em defesa da vidados jovens e contra a violência e o extermínio, pintando suas mãos de vermelho e gritando: “Chega, basta de violência e extermínio de jovens!”. Esse é o símbolo da nossa campanha, a mão vermelha estendida, representando o sangue de tantos jovens que foram exterminados.

A Arquidiocese de São Paulo contribui e participa da Campanha, abrindo espaços nas suas atividades e com reflexões, que são realizadas nos grupos de jovens e também nas atividades permanentes da Pastoral da Juventude, como o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

Nesse ano, realizamos a 16ª Romaria da Pastoral da Juventude, em nível regional, e teve a participação dos muitos jovens da Arquidiocese de São Paulo, que participaram da Marcha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, na cidade de Guaratinguetá, na Igreja de Frei Galvão. A Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens foi pautada também na Caminhada do Morro do Cruzeiro, onde os jovens realizaram uma reflexão sobre a vida e rememoraram o assassinato de um jovem há cerca de três anos, no local onde a Arquidiocese realizou a Caminhada do Setor Conquista, da Região Episcopal Belém.

No mês de novembro realizaremos, juntamente com o Setor Juventude, o DNJ, que nesse ano comemora o seu jubileu. São 25 anos que a juventude reza, celebra, festeja e luta por vida, e vida digna a todos os seres humanos, principalmente pela vida dos jovens. Este ano, em sintonia com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, pautaremos nosso lema em: “Juventude em Marcha Contra a Violência”.

Publicado no Jornal São Paulo, nº 2812 - 17 a 23 de agosto de 2010nº 2812 - 17 a 23 de agosto de 2010:

Link: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/jornal_o_sao_paulo/2010/100817/jornal_o_sao_paulo_pastorais.htm

Rafael Sá é coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude