PJ reúne lideranças para formação da CF 2011

Data de postagem: 24/03/2011 13:55:19

A formação seguiu a metodologia do ver, julgar e agir. O vídeo e o debate auxiliaram a juventude a enxergar a realidade. As discussões em grupo julgaram nossas ações. O agir ficou para cada jovem concretizar em seu grupo de base com subsídios oferecidos na oração final pela coordenação da pastoral. José Nildo finalizou dizendo que é preciso reconstruir o Jardim do Éden ofertado por Deus: “se somos a imagem e semelhança de Deus é preciso que sejamos sua imagem e semelhança no zelo com a criação”. O encontro terminou com a leitura da Carta da Terra e o compromisso de cada jovem por outro mundo possível e sustentável. Leandro Silva Batistamembro da Pastoral da Juventude na Região Episcopal BrasilândiaFonte: http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/jornal_o_sao_paulo/2011/110322/jornal_o_sao_paulo_pastorais.htm

A Pastoral da Juventude realizou no dia 19, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Região Sé, formação para lideranças de base referente à CF 2011: “Fraternidade e Vida no Planeta” - “A criação geme em dores de parto” (rm 8 -22). A atividade contou com a participação de mais de 60 jovens de toda Arquidiocese, que refletiram sobre a preservação do meio ambiente e o consumo sustentável. O encontro iniciou-se com uma encenação que levou à reflexão sobre a importância da Terra. Em seguida, os jovens assistiram ao vídeo “a história das coisas”, produzido nos Estados Unidos, que mostra o organograma do consumo irresponsável e a parcialidade do poder público com a deterioração da vida, por meio das agressões frequentes contra a natureza. Segundo o documentário, mais de 50% de tudo que é comprado é descartado em até seis meses: celulares, computadores e outros eletrônicos. Para aonde vai todo esse lixo? Quais as razões do avanço tecnológico que destrói a natureza e muda os hábitos ? Para refletir acerca das inversões de valores, práticas do cotidiano, o jovem José Nildo, da Região Belém, conduziu um breve debate sobre a temática, e em grupos os jovens apontaram ações que contribuem para a destruição das riquezas naturais e propuseram formas criativas de rever seus hábitos de consumo. Houve também uma exposição da dificuldade em reciclar: “As grandes redes de supermercados dispõem de ponto de coleta de recicláveis, muito mais para nos fidelizar naquela rede do que por compromisso com o meio ambiente, já que não oferecem essa coleta na região na qual estão inseridas”, foi a mensagem passada pelo grupo que discorreu sobre a reciclagem.

A jovem da Paróquia Santo Antônio do Pari, Região Sé, Thais Castro, compartilhou com o grupo “Consumo” sua experiência familiar em reaproveitar a água com a qual lavam as roupas para limpar o quintal. Adriana Piccolo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Região Brasilândia, diz que a Pastoral da Juventude assume compromisso em defesa da vida e é preciso desafiar a prática do consumismo, mas reconhece a dificuldade, pois o apelo da mídia pró-consumo é muito forte e vende falsos valores. “Será que nossos jovens estão dispostos a deixar de trocar de celulares, computadores, ipod a cada ano? Essa é a barreira a ser vencida”, destaca.