Noticias

Pastorais da Juventude lançam Semana da Cidadania 2020

A Semana da Cidadania (SdC) de 2020 enfatiza a dimensão sociopolítica e ecológica da nossa ação e é parte do processo de formação integral promovido pelas Pastorais da Juventude do Brasil (PJMP, PJ, PJR e PJE), sendo uma das suas Atividades Permanentes e atividade oficial da Igreja no Brasil.

A SdC 2020 trará como temática: “JUVENTUDE E A ECOLOGIA INTEGRAL, EM DEFESA DA VIDA PLENA!” e como lema “A DEFESA DA TERRA, É A DEFESA DA ÁGUA, É A DEFESA DA VIDA” (Papa Francisco, 22 de março de 2018. Dia Mundial da Água).

A Iluminação Bíblica será: “CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO” (Gênesis 2, 15).

A centralidade da Semana da Cidadania 2020 é trazer as reflexões a partir dos documentos: Carta Encíclica Laudato Sí e a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia, dando continuidade ao caminho sinodal do Papa Francisco sobre as questões ecológicas.

METODOLOGIA:

Queremos propor uma metodologia que esteja de acordo com as orientações dadas pela CNBB e a Organização Mundial da Saúde, referentes ao combate à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) que se instalou no mundo, principalmente no Brasil.

Achamos prudente realizar as reflexões a partir de vídeos educativos onde as juventudes possam construir a Semana sem sair de casa. Serão quatro eixos temáticos:

  1. Juventude e Amazônia: caminhos sinodais do Papa Francisco;
  2. Construindo uma Ecologia Integral à luz da Laudato Si;
  3. Não a mercantilização da natureza!;
  4. Sociedade do Bem Viver: Esperançar é preciso!!

Divulgamos o cartaz para ocupar as redes sociais e manter acessa a chama da Semana da Cidadania. Mesmo que em tempos difíceis, não percamos a profecia de uma Sociedade do Bem Viver.

Todas as nossas atividades são e devem sempre ser a favor da vida. Celebrar a Semana da Cidadania nessa proposta metodológica, é fazer opção pela defesa da vida!

Sigamos firmes na esperança!


Cartaz Oficial: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1PJhV0NOXBUJPzuNBL2Bc1LEZaSJ65Bdw

Nota da Pastoral da Juventude sobre a pandemia do Coronavírus (Covid-19)

Viu, sentiu compaixão e cuidou dele

(Lc 10,33-34)

A Pastoral da Juventude, solidária e preocupada com o combate ao Coronavírus (Covid-19), vem nesta nota repudiar veemente a atitude do presidente da República, que no dia 24 de março, em um pronunciamento oficial a todos os meios de comunicação, teve uma fala totalmente irresponsável e descolada dos órgãos oficiais de saúde. Em seu pronunciamento, Jair Bolsonaro rechaça todos os procedimentos de prevenção e de controle da disseminação da Covid-19, ao se referir ao afrouxamento das medidas propostas pelos governos.

Jair Bolsonaro age como se o momento não fosse de essencial urgência no controle de uma doença com grande facilidade de contágio, e que tem crescido de forma assustadora o número de casos confirmados por todo o País. Devemos ter consciência de que este tempo nos pede compromisso com a vida daqueles e daquelas que estão nos grupos de risco, das pessoas em situação de rua, com os mais pobres, a qual muitas vezes são negligenciados o direito de viver. Repudiamos qualquer posição que coloque a situação econômica do país acima da vida do povo, onde é urgente a criação de um sistema econômico inclusivo e solidário, que não deixa ninguém para trás, que não descarta nenhum dos nossos irmãos e irmãs.

A PJ quer reforçar a importância do cuidado e da prevenção, isto se torna essencial neste momento. É necessário, principalmente, cuidarmos da nossa higiene pessoal, lavando as mãos, cobrindo totalmente o rosto com os braços na hora de espirrar ou tossir. Devemos evitar aglomerações, adiando tudo e cancelando atividades que induzam a isso. É tempo também de pensarmos com prudência no cuidado das pessoas que estão nos grupos de risco (idosos, pessoas com doenças crônicas e respiratórias), evitando o contato físico e principalmente contribuindo para que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) não entre em colapso. É muito importante ampliarmos ainda mais a defesa do SUS, que é referência internacional e patrimônio do povo brasileiro, com acesso universal e larga cobertura geográfica, contando com prevenção de doenças e promoção de saúde. Isso se dá com a conscientização e a ajuda de todos, seguindo as orientações dos órgãos de saúde.

Queremos também orientar todos os Grupos de Jovens que cancelem seus encontros, achando saídas virtuais para que o grupo se reúna. Podemos pensar em caminhos alternativos para rezar, celebrar, se formar enquanto grupo. Neste momento é importante que todos e todas, diante de cada realidade, necessidade e possibilidade, fiquem em casa, cuidando da família, cuidando da nossa saúde física e mental, e cultivando outros meios de estarmos juntos e juntas, na esperança que possamos nos encontrar no calor de cada abraço em breve.

Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude a passar este momento delicado da nossa história, guardando e protegendo aqueles e aquelas que estão em situação de vulnerabilidade. É tempo de cultivar a esperança, a solidariedade e a compaixão uns para com os outros!

Brasil, 26 de março de 2020.

Secretaria, Coordenação e Comissão Nacional de Assessores

Pastoral da Juventude


Fonte: pastoral da juventude nacional; https://www.pj.org.br/nota-pj-coronavirus/